top of page

Apresentando The Matrix Awakens: Uma experiência Unreal Engine 5

A Epic Games tem o prazer de anunciar que TThe Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience já está disponível para download gratuito no PlayStation 5 e Xbox Series X/S .


Esta demo técnica que ultrapassa os limites é um conceito original ambientado no mundo de Matrix , da Warner Bros. Escrito e dirigido cinematicamente por Lana Wachowski, apresenta Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss reprisando seus papéis como Neo e Trinity e - em uma reviravolta na realidade - também interpretando a si mesmos.



O projeto reuniu muitos da equipe que trabalhou na trilogia seminal The Matrix , incluindo James McTeigue, Kym Barrett, John Gaeta, Kim Libreri, Jerome Platteaux, George Borshukov e Michael F Gay, em colaboração com equipes da Epic Games e parceiros , como SideFX , Evil Eye Pictures , The Coalition , WetaFX (anteriormente Weta Digital) e muitos outros .


Wachowski, Libreri e Gaeta são amigos desde os tempos da trilogia. “Quando eu disse a eles que estava fazendo outro filme Matrix, eles sugeriram que eu fosse brincar na caixa de areia Epic”, diz Wachowski. “E puta merda, que caixa de areia é!


“Imagino que a primeira empresa a construir uma Matrix real – um mundo totalmente imersivo e persistente – será uma empresa de jogos e a Epic certamente está abrindo caminho até lá. É incompreensível o quão longe os jogos chegaram em vinte anos.


"Keanu, Carrie e eu nos divertimos muito fazendo esta demo. O sandbox da Epic é muito especial porque eles adoram experimentar e sonhar grande. Qualquer que seja o futuro da narrativa cinematográfica, a Epic desempenhará um papel importante em sua evolução."



Com Wachowski e muitos da equipe original a bordo, a equipe decidiu criar algo com o Unreal Engine 5 que é nada menos que espetacular: uma experiência que mescla formas de arte de maneiras novas e empolgantes. A demo começa com uma cinemática que apresenta humanos digitais excepcionalmente realistas, antes de se transformar em uma experiência interativa em ritmo acelerado de perseguições de carros e ação de tiro em terceira pessoa.


Tudo isso acontece em uma enorme, movimentada e explorável cidade de mundo aberto que - como o mundo simulado de Matrix— é incrivelmente rico e complexo. Dezesseis quilômetros quadrados, fotorrealista e rapidamente percorrível, é povoado por habitantes e tráfego realistas. A experiência é uma demonstração tangível de que o UE5 oferece todos os componentes necessários para criar ambientes imersivos e de ultra-alta fidelidade.


Apesar da complexidade da cidade, uma equipe central relativamente pequena conseguiu criar a experiência graças a um conjunto de ferramentas processuais, incluindo o Houdini da SideFX. As regras processuais definem como o mundo é gerado: desde o tamanho das estradas e a altura dos prédios, até a quantidade de entulho nas calçadas.


Usando este fluxo de trabalho, você pode modificar as regras de entrada e toda a cidade mudará, redefinida por essas novas instruções. Para pequenas equipes que desejam construir mundos abertos, isso é incrivelmente poderoso. Isso significa que você pode regenerar toda a cidade, até o último dia de entrega, e continuar a ajustá-la e melhorá-la. Isso abre tantas possibilidades criativas - e prova que qualquer equipe pode criar um mundo aberto com qualidade de jogo triplo A no UE5, independentemente do tamanho.



Quanto à cidade em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience , é um ambiente vivo que nunca para. Como os sistemas que acionam seus atores fazem parte de uma simulação global que é avaliada continuamente, a atividade que ocorre na cidade é muito mais consistente e crível. Bloco após bloco, ele funciona com personagens e veículos fotorrealistas orientados por IA - esteja você olhando para eles ou não.


Esta não é apenas uma demonstração dos ambientes visualmente impressionantes que agora é possível construir, no entanto, também abre as portas para uma maneira completamente nova de contar histórias. Os recursos de simulação de alta fidelidade do UE5 estão permitindo um processo totalmente novo: criação cinematográfica por meio de simulação.


Muitas das cenas de ação na demo se originaram com membros da equipe dirigindo carros pela cidade para capturar cenas emocionantes. A equipe conseguiu usar o universo simulado para criar conteúdo cinematográfico, como cineastas de ação ao vivo explorando uma cidade para encontrar as melhores ruas para contar sua história, mas sem as restrições físicas do mundo real.


Onde nosso projeto de amostra Valley of the Ancient deu um vislumbre de algumas das novas tecnologias disponíveis no UE5, The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience vai um passo além: é uma experiência interativa em tempo real que você pode baixar no seu Xbox Series X/S ou PlayStation 5 hoje.


A demo apresenta o desempenho e semelhança de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss como humanos digitais incrivelmente realistas. Para conseguir isso, a equipe 3Lateral da Epic capturou digitalizações 3D de alta fidelidade dos rostos do ator e capturas 4D de suas performances em seu estúdio Novi Sad.



O ambiente da cidade de mundo aberto inclui o personagem herói IO, que foi o personagem de lançamento do MetaHuman Creator , bem como milhares de agentes MetaHuman, demonstrando novas e empolgantes possibilidades para personagens de jogo de alta fidelidade em escala.


Os sistemas de IA conduzem os personagens e veículos, enquanto os sistemas processuais construídos usando Houdini geram a cidade. O sistema World Partition do Unreal Engine 5 torna o desenvolvimento do vasto ambiente mais gerenciável.


O movimento de veículos, roupas de personagens e a destruição de edifícios são todos simulados no motor usando o sistema de física Chaos da Unreal Engine . Durante a experiência de perseguição, como os acidentes de carro são simulados em tempo real com o Chaos, o mesmo acidente nunca ocorrerá duas vezes. É único em cada corrida.



A demonstração técnica também coloca os recursos do UE5 apresentados anteriormente, Nanite e Lumen, em seus ritmos. Em um ambiente urbano denso e de mundo aberto, o sistema de geometria micropolígono virtualizado do UE5 se destaca.


A cidade compreende sete milhões de ativos instanciados, compostos de milhões de polígonos cada. São sete mil edifícios feitos de milhares de peças modulares, 45.073 carros estacionados (dos quais 38.146 são dirigíveis), mais de 260 km de estradas, 512 km de calçada, 1.248 cruzamentos, 27.848 postes de iluminação e 12.422 bueiros. O Nanite transmite e processa de forma inteligente esses bilhões de polígonos, renderizando tudo com qualidade de filme, super rápido.


O sistema de iluminação global totalmente dinâmico do Unreal Engine 5, Lumen , aproveita o ray tracing em tempo realpara fornecer iluminação e reflexos incrivelmente realistas em todas as partes interativas da demonstração. O ray tracing em tempo real também é usado para o elemento cinematográfico para gerar as belas e realistas sombras suaves dos personagens.


Temporal Super Resolution, o algoritmo de upsampling de última geração do UE5, oferece quatro vezes mais trabalho por pixel do que seria possível, tudo na mesma taxa de quadros. Isso traz mais detalhes geométricos, melhor iluminação e efeitos mais ricos em resoluções mais altas para a experiência.



A capacidade de usar essas tecnologias e construir vastos mundos abertos apresenta possibilidades emocionantes à medida que entramos na era do Metaverso. The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience oferece um vislumbre de como esses mundos poderiam ser. Eles podem ser altamente estilizados como os ambientes de Fortnite – ou podem parecer quase tão reais quanto o mundo físico.


The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience não é um jogo, mas esta demonstração técnica oferece uma visão de como poderia ser o futuro do conteúdo interativo; de cidades e ambientes incrivelmente ricos e complexos a espetáculos cinematográficos fotorrealistas e visualmente atraentes.


Com o lançamento do Unreal Engine 5, os criadores terão o poder de construir mundos ricos e variados. Para consumidores e players, um novo universo de experiências está no horizonte. E para todos nós, o futuro da narrativa interativa e do entretenimento está apenas começando.


bottom of page